sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Origem e Evolução das células


  1. UFRJ - De acordo com o modelo de Lynn Margulis, as mitocôndrias, antes de serem organelas celulares, eram organismos procariontes aeróbicos de vida livre.
    Eventualmente, ao longo da evolução, esses organismos foram endocitados por células eucariotas anaeróbias, permanecendo no citoplasma e passando a replicar-se aí, em sincronia com as células hospedeiras.
    Essa associação teria então criado células mais eficientes, capazes de gerar mais moléculas de ATP por mol de glicose.
    De acordo com esse modelo, qual foi a principal pressão seletiva para que as células "adotassem" as mitocôndrias?
    # A pressão seletiva foi o gradual acúmulo de oxigênio na atmosfera, produzido por organismos fotossintetizadores. Nessas circunstâncias, o oxigênio seria tóxico para as células que não pudessem utilizá-lo e, assim, as células que adquiriram as mitocôndrias tinha mais chance de sobreviver. Além disso, puderam catabolizar a glicose mais eficientemente através das vias oxidativas. 
  2. UNICAMP - Uma das hipóteses mais aceitas para explicar a origem das mitocôndrias sugere que estas organelas se originaram de bactérias aeróbicas primitivas, que estabeleceram uma relação de simbiose com uma célula eucarionte anaeróbica primitiva.
    a) Dê uma característica comum a bactérias e mitocôndrias que apoie a hipótese acima.  # Bactérias e mitocôndrias apresentam DNA e RNA e, consequentemente, capacidade de crescimento e autoduplicação.
    b) Qual seria a vantagem dessa simbiose para a bactéria? E para a célula hospedeira? # No interior da célula hospedeira as bactérias recebem nutrientes e ficam protegidas. Em contrapartida, fornecem moléculas de ATP, produzidas durante a respiração aeróbica. 
    c) Que outra organela é considerada também de origem simbiótica?  # Cloroplastos.
  3. PUCRIO - De acordo com a Hipótese Endossimbionte, as células dos animais e plantas superiores se originaram de microrganismos que entraram em simbiose obrigatória com seres unicelulares primitivos. Qual das seguintes organelas celulares tem sua origem baseada nessa hipótese?
    a) Complexo Golgiense.
    b) Ribossomo.
    c) Lisossomo.
    d) Retículo endoplasmático.
    e) Mitocôndria.
  4. UFPI  - De acordo com a hipótese endossimbiótica para a origem de algumas organelas eucarióticas, as bactérias primitivas associaram-se às células eucarióticas primitivas. Como exemplo de organela presente em quase todas as células que formam o nosso corpo, podemos citar o(a):
    a) centríolo.
    b) cloroplasto.
    c) mitocôndria.
    d) complexo de Golgi.
    e) ribossomo.
  5. UFU - Várias hipóteses foram formuladas para explicar a origem da vida, sendo que a mais aceita é a da evolução gradual dos sistemas químicos. Aceitando-se esta hipótese, e as supostas condições da atmosfera primitiva da Terra, formada de metano (CH4), amônia (NH3), hidrogênio (H2) e vapores de água (H2O), assinale a alternativa correta.
    a) Os primeiros seres vivos eram heterotróficos aeróbicos porque, com a fermentação de moléculas orgânicas, conseguiam obter energia e também liberar oxigênio suficiente para realizarem a respiração.
    b) Os primeiros seres vivos eram autotróficos fotossintetizantes, uma vez que eram capazes de quebrar moléculas de água existentes nos vapores atmosféricos e utilizar o metano como fonte de carbono.
    c) Os primeiros seres vivos foram heterotróficos anaeróbicos, porque a atmosfera primitiva não apresentava oxigênio e gás carbônico, essenciais para a respiração aeróbica e a fotossíntese.
    d) Os primeiros seres vivos foram formados pela coacervação de moléculas orgânicas encontradas em meteoritos que caíram na Terra primitiva.
  6. VUNESP - Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor d água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células. Considerando os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi:
    a) autotróficos, heterotróficos anaeróbicos e heterotróficos aeróbicos.
    b) heterotróficos anaeróbicos, heterotróficos aeróbicos e autotróficos.
    c) autotróficos, heterotróficos aeróbicos e heterotróficos anaeróbicos.
    d) heterotróficos anaeróbicos, autotróficos e heterotróficos aeróbicos.
    e) heterotróficos aeróbicos, autotróficos e heterotróficos anaeróbicos.
  7. CFTMG - Sobre o surgimento da vida no planeta, afirma-se que:
    I - O primeiro organismo era heterótrofo e apresentava uma pequena coleção enzimática.
    II - Os primeiros seres que surgiram eram autótrofos, porque havia uma grande escassez de alimento.
    III - O aparecimento dos primeiros heterótrofos levou à formação de coacervados nos mares primitivos.
    IV - O surgimento de moléculas complexas, como as proteínas, antecede o aparecimento dos aminoácidos.
    V - Os raios ultravioleta e as descargas elétricas são fundamentais na formação de moléculas orgânicas simples.
    São corretas as afirmações:
    a) I e III.
    b) I e V.
    c) II, III e IV.
    d) II, IV e V.
  8. UFPI - O texto a seguir faz referência à origem da vida na Terra.
    "O processo metabólico no qual os seres empregam energia luminosa na produção de compostos orgânicos exige um grau elevado de complexidade estrutural e funcional. Isso implica que os primeiros seres vivos possuíam um sistema enzimático bastante desenvolvido".
    Marque a alternativa que associa corretamente o texto à teoria sobre a origem da vida.
    a) Abiogênese
    b) Panspermia dirigida
    c) Hipótese autotrófica
    d) Biogênese
    e) Associação endossimbiótica
  9. VUNESP - Uma vez que não temos evidência por observação direta de eventos relacionados à origem da vida, o estudo científico desses fenômenos difere do estudo de muitos outros eventos biológicos. Em relação a estudos sobre a origem da vida, apresentam-se as afirmações seguintes.
    I. Uma vez que esses processos ocorreram há bilhões de anos, não há possibilidade de realização de experimentos, mesmo em situações simuladas, que possam contribuir para o entendimento desses processos.
    II. Os trabalhos desenvolvidos por Oparin e Stanley Miller ofereceram pistas para os cientistas na construção de hipóteses plausíveis quanto à origem da vida.
    III. As observações de Oparin sobre coacervados ofereceram indícios sobre um processo que constituiu-se, provavelmente, em um dos primeiros passos para a origem da vida, qual seja, o isolamento de macromoléculas do meio circundante.
    Em relação a estas afirmações, podemos indicar como corretas:
    a) I, apenas.
    b) II, apenas.
    c) I e II, apenas.
    d) II e III, apenas.
    e) I, II e III.
  10. FATEC - Uma das hipóteses sobre a origem da vida admite as seguintes ocorrências:
    I. aquisição do processo de fotossíntese
    II. formação de coacervados
    II. aquisição do processo de respiração aeróbica
    IV. utilização do alimento ambiental
    V. aquisição do processo de fermentação
    A ordem dessas ocorrências é:
    a) II, I, V, IV, III.
    b) II, IV; III, I, V.
    c) II, V, IV, III, I.
    d) II, IV, I, V, III.
    e) II, IV, V, I, III.
  11. UECE - Recentemente, pesquisadores dissolveram em água material orgânico extraído dos meteoritos e obtiveram coacervados, reforçando a teoria da pangênese sobre a origem da vida. Coacervados são
    a) bolsas delimitadas por membranas lipoproteicas.
    b) estruturas precursoras das bactérias, apresentando membrana, material genético, porém, sem parede celular.
    c) estruturas semelhantes a arqueobactérias, que não dependem da fotossíntese para sobreviver.
    d) aglomerados de proteínas que se formam espontaneamente em soluções aquosas com certo grau de acidez e de salinidade, envolvidos por uma película d’água.
    COMENTÁRIO: Coacervados são um agregado esférico de proteínas envolvidas por moléculas de água, formadas quando uma mistura de grandes proteínas e polissacarídeos é agitada em água com certo grau de acidez e salinidade.
  12. UEGA figura a seguir representa as relações evolutivas entre os grupos de seres vivos.

    Com base na análise da figura, responda ao que se pede:
    a) A endossimbiose foi um processo importante na história de vida dos organismos eucarióticos multicelulares. Explique a teoria da endossimbiose.  # A teoria da endossimbiose, também conhecida como hipótese simbiogênica, propõe que tanto mitocôndrias como plastos descendem de bactérias primitivas que, num passado distante, associaram-se simbioticamente às primitivas células eucarióticas. Segundo essa teoria, as primeiras células eucarióticas adquiriram capacidade de respirar gás oxigênio quando passaram a abrigar, em seu citoplasma, células procarióticas respiratórias. Estabeleceu-se, então, uma troca de benefícios entre esses seres: a célula eucariótica garantia abrigo e alimento à célula procariótica e essa lhe fornecia energia, obtida por meio da respiração aeróbica. A associação, segundo a teoria, foi tão bem sucedida que se tornou permanente e os inquilinos procarióticos se transformaram em organelas respiratórias (mitocôndrias). A história dos cloroplastos é bem parecida com a das mitocôndrias. De acordo com a hipótese simbiogênica, os plastos teriam surgido pela associação entre primitivas células eucarióticas (que já haviam se associado anteriormente às mitocôndrias) e bactérias fotossintetizantes.
    b) Qual a diferença exclusiva é ressaltada ao se comparar cloroplastos e mitocôndrias com as demais organelas citoplasmáticas na evolução dos organismos?  # As mitocôndrias e cloroplastos, diferentemente das demais organelas citoplasmáticas, possuem seu próprio DNA, sintetizam algumas de suas próprias proteínas e são capazes de se autoduplicar.
  13. UFC - A definição de vida é motivo de muitos debates. Segundo a Biologia, o início da vida na Terra deu-se com:
    a) O "big bang", que deu origem ao universo e, consequentemente, à vida.
    b) O aumento dos níveis de O‚ atmosférico, que permitiu a proliferação dos seres aeróbios.
    c) O surgimento dos coacervados, os quais, em soluções aquosas, são capazes de criar uma membrana, isolando a matéria orgânica do meio externo.
    d) O surgimento de uma bicamada fosfolipídica, que envolveu moléculas com capacidade de autoduplicação e metabolismo.
    e) O resfriamento da atmosfera, que propiciou uma condição favorável para a origem de moléculas precursoras de vida.
  14. MACKENZIE
    I - Segundo a hipótese heterotrófica, os organismos com esse tipo de nutrição foram os últimos a surgir.
    II - O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respiração aeróbica.
    III - Sob determinadas circunstâncias, foi possível o surgimento de substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas.
    IV - O surgimento dos coacervados permitiu que algumas moléculas como o DNA se mantivessem íntegras por mais tempo.
    Dentre as afirmações acima, relativas à origem dos seres vivos, estão corretas, apenas:
    a) II, III e IV.
    b) II e III.
    c) III e IV.
    d) I e II.
    e) I e IV.
  15. UECE - Sabe-se que a hipótese heterotrófica é a mais aceita para explicar a origem da vida. Essa hipótese foi proposta com base na suposição de que tenha se formado uma sopa orgânica na terra primitiva. Dentre as condições abaixo, podemos afirmar corretamente que uma das condições presentes na atmosfera primitiva, sem a qual não haveria abundância de nutrientes nos oceanos primitivos era
    a) a presença do CO2, numa atmosfera similar à dos planetas Vênus e Marte, os quais estariam nos estágios iniciais de evolução da vida.
    b) a presença de uma atmosfera redutora, onde Metano, Amônia e Vapor d’água estariam entre os principais componentes.
    c) o ambiente estável, onde a energia na atmosfera se manifestava como no ambiente contemporâneo.
    d) a presença abundante de oxigênio para proporcionar reações químicas mais eficazes na produção de matéria orgânica.
    COMENTÁRIO: a Terra primitiva, as condições atmosféricas diferiam daquelas de hoje. Provavelmente não havia oxigênio livre (O2). Como todo o oxigênio presente estava ligado a outros compostos, a Terra possuía uma atmosfera redutora, ou seja, doadora de elétrons. A atmosfera primitiva consistia na sua maior parte de metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), amônia (NH3), gás hidrogênio (H2) e vapor d’água (H2O).
  16. UERJ - A procura de formas de vida em nosso sistema solar tem dirigido o interesse de cientistas para Io, um dos satélites de Júpiter, que é coberto por grandes oceanos congelados. As condições na superfície são extremamente agressivas, mas supõe-se que, em grandes profundidades, a água esteja em estado líquido e a atividade vulcânica submarina seja frequente. Considerando que tais condições são similares às do bioma abissal da Terra, aponte o tipo de bactéria que poderia ter se desenvolvido em Io, e indique como esse tipo de bactéria obtém energia para a síntese de matéria orgânica. # Em Io poderiam ter se desenvolvido bactérias quimioautotróficas (ou quimiossintéticas). A energia para a síntese de matéria orgânica seria obtida a partir da oxidação de substâncias inorgânicas.
  17. UERJ - A tabela a seguir resume alguns processos celulares de oxirredução realizados pelos organismos para atender a suas necessidades energéticas.   
    A evolução desses processos está relacionada à evolução das condições ambientais da terra. Assim, dos processos celulares acima, aquele que surgiu primeiro é o de número:
    a) I
    b) II
    c) III
    d) IV
  18. UFT - A origem da vida parece ter ocorrido há cerca de 3.400 M.a., quando o planeta Terra teria já 1.000 a 1.500 M.a., e os seres vivos conservam em si marcas do seu passado. Atualmente, há reconhecidamente duas formas de organização celular entre os seres vivos: a célula procariótica e a célula eucariótica, que provavelmente originaram-se de organismos ancestrais, a partir de eventos evolutivos e interações com os ecossistemas em que habitavam. Qual seria a origem da diferença entre células procarióticas e eucarióticas? Até há pouco tempo, considerava-se que as células eucarióticas teriam derivado da invaginação e especialização da membrana plasmática da célula procariótica. A cientista Lynn Margulis sugeriu que a origem da célula eucariótica se deve ao desenvolvimento de associações simbióticas obrigatórias entre diferentes seres, que ocorreram em três etapas: (1) Uma célula proto-eucarionte hospedou uma bactéria aeróbia, obtendo assim a mitocôndria; (2) Esta célula proto-eucarionte hospedou uma espiroqueta obtendo assim cílios, flagelos e citoesqueleto; (3) Finalmente, esta célula proto-eucarionte hospedou uma cianobactéria e obteve assim os plastos. É verdadeiro que:I. Esta hipótese chamada Teoria Endossimbiontica é muito improvável porque a simbiose raramente ocorre na Natureza.
    II. A síntese proteica em mitocôndrias e cloroplastos não ocorre na presença de substâncias inibidoras de procariontes, como estreptomicina e cloranfenicol.
    III. A membrana que envolve as mitocôndrias e plastos é dupla, o que sugere que a bactéria endossimbionte foi fagocitada pela célula proto-eucarionte.
    IV. Houve a aquisição de complexidade na estrutura e função da célula eucariótica em relação à célula procariótica, inclusive permitindo a maturação de proteínas.
    V. As organelas de eucariontes, mitocôndrias e plastos, não têm DNA próprio e, portanto não podem fazer divisão autônoma.
    Indique a alternativa em que todas as afirmativas são verdadeiras.
    a) II, III e IV
    b) I, II e IV
    c) I, II, IV e V
    d) IV e V
  19. UNICAMP - Considerando-se a composição da atmosfera primitiva, pode-se afirmar que
    a) o CO2 presente na atmosfera primitiva pode ter se originado da degradação aeróbica da glicose.
    b) a matéria precursora da vida só poderia ter se formado se houvesse enzimas para catalisar as reações entre os gases presentes na atmosfera primitiva.
    c) as substâncias orgânicas formadas a partir dos gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a proteínas e ácidos nucleicos.
    d) os aminoácidos formados na Terra primitiva surgiram do aumento da interação de moléculas de ácido nucleico com proteínas.
    COMENTÁRIO: A teoria da evolução molecular admite que sucessivas reações químicas entre os gases presentes na atmosfera primitiva deram origem a moléculas orgânicas simples; essas, por sua vez, combinam-se, produzindo moléculas mais complexas, como proteínas e ácidos nucleicos.
  20. UNICAMP - Analise o gráfico a seguir, no qual é mostrada a variação do nível de oxigênio na atmosfera terrestre em função do tempo em bilhões de anos.

    a) Em que período (A ou B) devem ter surgido os primeiros organismos eucariotos capazes de fazer respiração aeróbica? E os primeiros organismos f
    otossintetizantes? Justifique as duas respostas.
    Período A: Primeiros organismos fotossintetizantes.
    Período B: Primeiros organismos que fazem respiração aeróbia.
    No período B já havia O2, resultante da fotossíntese do período A.
    b) Qual organela celular foi imprescindível para o aparecimento dos organismos eucariotos aeróbicos? E para os organismos eucariotos fotossintetizantes?
    # Respiração Aeróbia: mitocôndrias
    Fotossíntese: cloroplastos
    c) Explique a teoria cientificamente mais aceita sobre a origem dessas organelas. Dê uma característica comum a essas organelas que apoie a teoria.
    # Hipótese endossimbionte: estas organelas foram fagocitadas, fato comprovado pela presença de DNA circular, RNA e ribossomos típicos de bactérias.
  21. UNICAMP - "Ouvintes de rádio em pânico tomam drama de guerra como verdade". Com esta manchete, o jornal New York Times de 10. de novembro de 1938 relatou o que aconteceu nos Estados Unidos na noite anterior, quando foi narrada pela rádio CBS uma história fictícia sobre invasão por marcianos de uma pequena cidade do Estado de Nova Jersey. Marte sempre fascinou os cientistas porque, mesmo que lá não existam homenzinhos verdes, esse planeta parece apresentar, entre os do sistema solar, as condições mais propícias à vida. Recentemente foram enviadas sondas espaciais para procurar indícios de vida em Marte.
    a) Comparando com a origem da vida na Terra, indique que condições seriam fundamentais para o surgimento de vida em Marte. # A atmosfera de Marte deveria ter as condições existentes na Terra primitiva, quando se originaram os primeiros seres vivos, ou seja, amônia, metano, hidrogênio e vapor d'água. Esses gases, em temperaturas adequadas, com as descargas elétricas e radiações teriam reagido, formando as primeiras moléculas orgânicas.
    b) Supondo que uma sonda espacial tenha trazido de Marte dois organismos, um deles classificado como pertencente ao Reino Monera e o outro ao Reino Protista, explique como os cientistas puderam diferenciar esses dois organismos. # Os representantes do Reino Monera são unicelulares e procariontes. Não apresentam carioteca, nem organoides membranosos. O único organoide citoplasmático presente é o ribossomo. Os protistas podem ser uni ou pluricelulares. São eucariontes, pois apresentam o núcleo organizado, com envoltório membranoso (carioteca) e nucléolo, além de vários organoides citoplasmáticos, como: o retículo endoplasmático, as mitocôndrias, o complexo golgiense, etc.
  22. PUCCAMP - O alto grau de independência de alguns orgânulos citoplasmáticos levou à elaboração da "hipótese endossimbiôntica": esses orgânulos teriam se originado de procariontes de vida livre, possivelmente bactérias, que em algum momento associaram-se a uma célula de eucarionte. Esses orgânulos são os
    a) cílios e os flagelos.
    b) cloroplastos e os lisossomos.
    c) cloroplastos e as mitocôndrias. 
    d) lisossomos e as mitocôndrias.
    e) centríolos, os cílios e os flagelos.
  23. UnB - Um aspecto controverso sobre a organização da vida em seres complexos se encontra nas teorias sobre a evolução das células eucarióticas. Uma das possibilidades levantadas é que a célula eucariótica se teria originado a partir de um tipo curioso de procarionte que respondia a campos magnéticos — as magnetobactérias. Daí a hipótese da necessidade de um campo magnético para a evolução da vida complexa.
    As magnetobactérias têm uma configuração que lhes confere um momento magnético permanente, o que permite que elas se alinhem ao campo magnético terrestre. Tal propriedade, conhecida como magnetotaxia, é observada em muitas espécies de bactérias modernas.
    A magnetotaxia permite que tais seres, utilizando-se de flagelos para locomoção, se difundam de maneira organizada, o que lhes fornece a possibilidade de migrarem para ambientes quimicamente mais propícios ao longo das linhas do campo geomagnético.
    Uma das pistas de que a vida complexa pode ter sido originada de magnetobactérias é a observação da utilização do campo magnético como mecanismo adaptativo por organismos multicelulares procariontes.
    Tendo o texto como referência, julgue os itens a seguir.
    a) Em células eucarióticas, o suporte mecânico do tipo citoesqueleto é conferido pela presença de proteínas semelhantes às encontradas nos flagelos de procariontes. # Incorreto. Células procarióticas não possuem aparelho mitótico. Além disso, células procarióticas possuem flagelo pelas proteínas flagelina, enquanto que as células eucarióticas possuem flagelo constituído pela proteína tubulina.
    b) Nas células citadas no texto, as enzimas envolvidas no metabolismo energético estão situadas na face interna da membrana citoplasmática. # Incorreto. As enzimas respiratórias estão presentes na membrana interna das mitocôndrias presentes em células eucarióticas.
    c) Além das células mencionadas no texto, outros organismos, entre os quais algumas aves, também são capazes de se movimentar orientando-se pelo campo magnético da Terra. # Correto.
    d) Considerando-se que os magnetossomos são organelas citoplasmáticas, é correto concluir que eles são envolvidos por membranas com estrutura semelhante à da membrana citoplasmática. # Incorreto. O fato de ser uma organela citoplasmática não é suficiente para se afirmar que trata-se de uma organela membranosa.
    e) Em organismos eucariontes, os flagelos são formados por proteínas estruturais semelhantes àquelas presentes no fuso mitótico de células procarióticas. # Incorreto. Células procarióticas não formam fuso mitótico durante a divisão celular.
    f) O termo geomagnético citado no texto refere-se ao campo magnético da Terra, que se origina do movimento de íons em seu interior. Esse campo atua sobre partículas carregadas, alterando a energia cinética delas. # Incorreto. O campo magnético terrestre é resultante, em grande parte, de correntes elétricas formadas no núcleo externo líquido no interior da Terra.
    g) Se uma magnetobactéria se deslocasse em um meio fluido de viscosidade nula, seu movimento, possibilitado pelo flagelo, seria mais efetivo que no caso de viscosidade não nula, devido à ausência de perdas geradas pelo atrito. # Correto 
    h) A variação de um campo elétrico na região em que uma magnetobactéria se encontra estática é, teoricamente, capaz de induzir o movimento desse organismo. # Correto.
  24. UnB - Tendo o texto da questão anterior como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, assinale a opção que melhor ilustra a evolução de células que constituem ou formam organismos eucariontes fotossintetizantes.

  25. UEL - Analise o esquema a seguir.  

    Com base no esquema e nos conhecimentos sobre a origem da vida, considere as afirmativas a seguir.
    I. O esquema representa a origem abiótica da vida, em conformidade com a teoria de Oparin-Haldane.
    II. Os organismos primitivos - microrganismos - foram precedidos, em nosso planeta, por uma longa evolução dos compostos químicos.
    III. Os organismos mais complexos portam em seu DNA muitas informações dos organismos que lhes antecederam na Terra.
    IV. As moléculas de proteínas e de ácidos nucleicos dos organismos atuais são estruturalmente distintas daquelas presentes em organismos primitivos.
    Estão corretas apenas as afirmativas:
    a) I e III.
    b) I e IV.
    c) II e IV.
    d) I, II e III.
    e) II, III e IV.
  26. ENEM - Na solução aquosa das substâncias orgânicas pré-bióticas (antes da vida), a catálise produziu a síntese de moléculas complexas de toda classe, inclusive proteínas e ácidos nucleicos  A natureza dos catalisadores primitivos que agiam antes não é conhecida. É quase certo que as argilas desempenharam papel importante: cadeias de aminoácidos podem ser produzidas no tubo de ensaio mediante a presença de certos tipos de argila. (...)Mas o avanço verdadeiramente criativo - que pode, na realidade, ter ocorrido apenas uma vez - ocorreu quando uma molécula de ácido nucleico "aprendeu" a orientar a reunião de uma proteína, que, por sua vez, ajudou a copiar o próprio ácido nucleico  Em outros termos, um ácido nucleico serviu como modelo para a reunião de uma enzima que poderia então auxiliar na produção de mais ácido nucleico  Com este desenvolvimento apareceu o primeiro mecanismo potente de realização. A vida tinha começado.
    Adaptado de: LURIA, S.E. "Vida: experiência inacabada". Belo Horizonte: Editora Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1979.
    Considere o esquema abaixo:
          


    Adaptado de GEPEQ - Grupo de Pesquisa em Educação Química. USP - "Interações e Transformações atmosfera: fonte de materiais extrativos e sintéticos". São Paulo: EDUSP, 1998.
    O "avanço verdadeiramente criativo" citado no texto deve ter ocorrido no período (em bilhões de anos) compreendido aproximadamente entre
    a) 5,0 e 4,5.
    b) 4,5 e 3,5.
    c) 3,5 e 2,0.
    d) 2,0 e 1,5.
    e) 1,0 e 0,5.
  27. UFC - Há cerca de 4,6 bilhões de anos, no planeta Terra tudo era matéria inerte, sem vida. Com o passar do tempo, unidades menores agruparam-se formando complexos com características específicas (I): reserva, memória, auto-replicação. Tais complexos isolaram-se em sistemas fechados (II), e reações para obtenção de energia (III) e de replicação passaram a ocorrer de forma ordenada para garantir um equilíbrio. Determinados sistemas aumentaram sua complexidade estrutural e também capturaram sistemas menores (IV); com isso, conseguiram melhores resultados na obtenção e transformação de energia (V). A associação de sistemas fechados (VI) aumentou a complexidade e proporcionou maior eficiência com a divisão de tarefas. A competitividade entre sistemas ordenou uma grande diversidade, em que os mais ajustados permaneciam e se difundiam (VII), processo em contínuo andamento.
    Preencha os parênteses com o número que acompanha a expressão que se refere a cada um dos elementos a seguir.
    (   ) Multicelularidade
    (   ) Biomoléculas
    (   ) Teoria endossimbiótica
    (   ) Células
    (   ) Seleção natural
    # VI - I - IV - II - VII.
  28. FUVEST - Em artigo publicado no suplemento Mais!, do jornal "Folha de São Paulo", de 6 de agosto de 2000, José Reis relata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular 'Cryptomonas' resulta da fusão de dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis: [...] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada inicialmente, a noção de que certas organelas [...] são remanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbiontes às organelas que outrora teriam sido livres. São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de plantas, respectivamente,a) aparelho de Golgi e centríolos.
    b) centríolos e vacúolos.
    c) lisossomos e cloroplastos.
    d) mitocôndrias e vacúolos.
    e) mitocôndrias e cloroplastos. 
  29. UFMG - Analise estas figuras, em que está representada a evolução de seres eucariotas oriundos da endossimbiose com bactérias:
     
    A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que estratégias de endossimbiose resultaram em
    a) produção do próprio alimento.
    b) obtenção de energia nos processos respiratórios.
    c) transmissão das organelas ao longo das gerações.
    d) difusão de moléculas pela membrana.  
  30. UFRJ - Com o surgimento da fotossíntese, grandes concentrações de oxigênio passaram a se acumular na atmosfera. Esse acúmulo foi um dos eventos cruciais para a evolução da vida na Terra, pois, em concentrações elevadas, o oxigênio é extremamente reativo e pode causar danos aos componentes celulares.
    Aceita-se que a evolução das células eucarióticas se deu por endossimbiose; por esse motivo, as mitocôndrias (presentes nas células de protistas, fungos, animais e plantas) e os cloroplastos (presentes nas células de plantas e protistas) são descendentes de diferentes procariontes integrados às células primitivas por processos de fagocitose.
    Na evolução da célula eucariótica por endossimbiose, qual evento deve ter ocorrido primeiro: a aquisição de mitocôndrias ou a aquisição de cloroplastos? Justifique sua resposta.  
    # Provavelmente a aquisição de mitocôndrias, que utilizavam na respiração celular o O2 liberado pela fotossíntese realizada pelos cloroplastos. As mitocôndrias estão presentes  em todos os organismos eucariontes, mas os cloroplastos apenas em vegetais e algas protistas, indicando que esses dois grupos se separaram de uma linhagem evolutiva comum a todos, como mostra o esquema abaixo.
  31. UFES - A figura a seguir representa a possível relação evolucionária de diferentes organismos, deduzida a partir de análises bioquímicas usadas para a comparação das sequências nucleotídicas dos genes do RNA ribossômico (subunidade menor) desses organismos. 
    A partir da análise da figura foram feitas as seguintes afirmativas:
    I - Durante o processo evolutivo desses organismos, os genes responsáveis pelo RNA ribossômico apresentam sequências altamente conservadas, o que torna possível o estabelecimento das relações filogenéticas.
    II - Quanto maior a distância entre esses organismos, maior o número de mutações ocorridas na seqüência nucleotídica estudada.
    III - Os vertebrados e os procariontes apresentam um ancestral comum, apesar das diferenças marcantes quanto à sua organização celular.
    IV - As plantas, animais e linhagens de fungos divergem a partir de um ancestral comum, relativamente tarde na evolução das células eucariontes.
    V - O homem e o sapo apresentam entre si um menor grau de homologia da seqüência nucleotídica em questão, em comparação àquele existente entre o milho e a levedura.
    Considerando as proposições, conclui-se que estão CORRETAS
    a) I, II, III, IV e V.
    b) apenas I, II, III e IV.
    c) apenas I, II e IV.
    d) apenas I e II.
    e) apenas III e V.  
  32. UFRS - A diversificação da vida na Terra é consequência da extremamente longa história da acumulação de oxigênio livre (O2) na atmosfera que se iniciou há aproximadamente 3,5 bilhões de anos, quando as primeiras cianobactérias passaram a utilizar gás carbônico (CO2) e luz solar para obtenção de energia. No gráfico a seguir, os pontos a, b, c, d e e representam eventos intimamente relacionados com o aumento da concentração de O2 na atmosfera ao longo do tempo geológico.

    Assinale a alternativa em que os eventos correspondentes aos cinco pontos identificados no gráfico estão ordenados segundo a provável sequência em que ocorreram.
    a) respiração celular; fotossíntese; conquista do ambiente terrestre; origem da célula eucariótica; formação da camada de ozônio
    b) origem da célula eucariótica; fotossíntese; respiração celular; conquista do ambiente
    terrestre; formação da camada de ozônio
    c) formação da camada de ozônio; conquista do ambiente terrestre; origem da célula eucariótica; respiração celular; fotossíntese
    d) fotossíntese; formação da camada de ozônio; respiração celular; conquista do ambiente terrestre; origem da célula eucariótica
    e) fotossíntese; respiração celular; origem da célula eucariótica; formação da camada de ozônio; conquista do ambiente terrestre
  33. FATEC - Oparin acreditou que a vida na Terra poderia ter surgido a partir de substâncias orgânicas formadas por combinação de moléculas, como metano, amônia, hidrogênio e vapor de água, presentes na atmosfera primitiva de nosso planeta. 
    Depois teriam ocorrido a síntese proteica nos mares, a formação de coacervados e o surgimento das primeiras células. Levando-se em conta os processos de formação e as maneiras de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra é a de organismos
    a) heterótrofos anaeróbicos → autótrofos → heterótrofos aeróbicos.
    b) heterótrofos anaeróbicos → heterótrofos aeróbicos → autótrofos.
    c) heterótrofos aeróbicos → autótrofos → heterótrofos anaeróbicos.
    d) autótrofos → heterótrofos anaeróbicos → heterótrofos aeróbicos.
    e) autótrofos → heterótrofos aeróbicos → heterótrofos anaeróbicos.
  34. UEL - Considere as frases a seguir.
    A "Afinal, o que é o homem dentro da natureza? [...] é-lhe impossível ver o nada de onde saiu e o infinito que o envolve.[...] O autor destas maravilhas conhece-as; e ninguém mais".
    (Blaise Pascal)
    B "A antiga aliança rompeu-se. O homem sabe, finalmente, que está só na imensidade indiferente do universo, donde emergiu por acaso. Nem o seu destino nem o seu dever estão escritos em parte alguma".
    (Jacques Monod)
    C "[...] a vida foi aqui lançada com microrganismos que teriam vindo nalguma forma de nave espacial enviada por uma civilização superior".
    (Francis Crick)
    Assinale a alternativa que indica, corretamente, as frases que expressam, respectivamente, as posições em defesa de: criacionismo, panspermia e 
    evolucionismo.
    a) A, B, C.
    b) A, C, B.
    c) B, A, C.
    d) B, C, A.
    e) C, A, B.
     
  35. UEL - Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso Planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:
    a) As primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
    b) Compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
    c) Bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
    d) A capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
    e) A vida se originou fora do Planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial. 
  36. UEPG - O assunto da origem da vida se baseia grandemente em hipóteses, mas existem questões sobre as quais podemos ter alguma certeza. A respeito deste tema, assinale o que for correto.
    01) Para formular hipóteses sobre a origem da vida e sua evolução, a ciência utiliza o registro fóssil em restos de organismos, preservados em rochas, âmbar ou gelo, que podem ser datados com razoável segurança, por meio de métodos sofisticados como o do carbono 14.
    02) Existem três proposições sobre a origem da vida: a criação divina, a origem extraterrestre e a origem por evolução química.
    04) Houve uma época em que se acreditava que determinadas substâncias eram exclusivas dos seres vivos e que elas só podiam ser fabricadas dentro deles. Em 1828, o químico Wohler conseguiu produzir em laboratório, a partir de substâncias inorgânicas simples, ureia, que é uma substância orgânica encontrada na urina.
    08) Um dos primeiros cientistas a organizar as ideias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, que, em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido, baseado no que seria a composição da atmosfera primitiva. Naquela época ainda não se sabia que os ácidos nucleicos carregam as informações genéticas de todos os seres vivos.
    16) Na década de 1950, Miller, um cientista bioquímico norte-americano, fez circular num aparelho fechado uma mistura de vapor de água, metano, amônia e hidrogênio, que submeteu a descargas elétricas contínuas durante toda uma semana, na tentativa de simular a Terra primitiva. No fim do experimento, ele constatou que a mistura, além de outras moléculas orgânicas, continha alguns aminoácidos, as matérias-primas das proteínas
    # 1 + 2 + 4 + 8 + 16 = 31
  37. UFPR - Considerando as teorias mais aceitas atualmente para a origem da vida e o início da história dos seres vivos, considere as seguintes afirmativas:
    1. A simbiose teve papel relevante na origem dos eucariontes.
    2. A diversidade de funções desempenhadas pelo RNA leva a crer que este tenha sido precursor do DNA.
    3. Organismos multicelulares, como as plantas, foram responsáveis pelo início do grande aumento da concentração de oxigênio na atmosfera terrestre.
    4. A existência do oxigênio na atmosfera terrestre foi imprescindível para o surgimento da vida.
    Assinale a alternativa correta.
    a) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
    b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
    c) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras.
    d) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
    e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

3 comentários:

  1. Obrigado caro professor, me ajudou muito planejar minha aula sobre teorias da origem e evolução das células, agora tenho vários exercícios.

    ResponderExcluir